segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Usando a caixa sensorial com as crianças

Olá a todos!

Todos os dias realizamos diversas atividades com nossos filhos com a intenção de proporcionarmos além do aprendizado, também a diversão. Uma boa ideia é a caixa sensorial (quem nos apresentou foram as profissionais que atendem nossos amados), pois através dessa atividade é possível estimular vários sentidos da criança, começando pelas diferentes sensações táteis, movimento de pinça que eles fazem com os dedinhos (coordenação motora fina), também é possível estimular a área cognitiva, quando escondemos um objeto e eles vão à procura do mesmo, estimula a imaginação, quando eles também começam a esconder os objetos. Enfim, vários benefícios em uma atividade que requer: caixas (coloquei em potes de plástico), sementes variadas (escolhemos alpiste e semente de girassol) e bolinhas de gel que crescem na água (comprei na loja de 1 Real - eles vendem em saquinhos bem pequenos, levei 5 saquinhos).
Como em qualquer outra atividade que propomos para as crianças, é importante ressaltar a necessidade de se manter ao lado delas o tempo todo, visto o risco de colocarem algo na boca. Outro ponto que devemos destacar é jamais obrigar ou forçar suas crianças a participarem da atividade, sempre esperamos o interesse natural deles e mesmo assim, às vezes nos surpreendem não mostrando interesse em algo que eles adoram, neste vídeo mesmo, o Gustavo que tanto ama quando colocamos as sementes de girassol, ficou apenas um tempinho e logo se interessou por fazer algo diferente. Sabe o que fazermos nestas situações? Deixamos eles se divertirem e apresentamos a mesma atividade em outra ocasião. É comum crianças da idade deles não ficarem um tempo longo numa mesma tarefa, por isso a importância de termos várias opções de brincadeiras durante o dia.
Espero que possam se inspirar cada vez mais e que independente de sua criança ter ou não autismo, sempre coloque em primeiro lugar o valor de brincar em família e amigos, pois crianças não precisam de algo para distraí-las e deixá-las ocupadas, crianças precisam de pessoas que as direcionem e estejam sempre do seu lado para incentivar e apoiar. Tenham um ótimo dia!



Autoria texto: Ana Paula Miranda

3 comentários: