quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Como fazer massinha de modelar com e sem glúten

Olá a todos!

Fizemos um vídeo para mostrar como se faz dois tipos de massinha de modelar:

Massinha de modelar com glúten
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de sal marinho (é o qual tínhamos em casa)
1 xícara de água 
1 colher de chá de óleo de coco (também trata-se do óleo que tínhamos em casa)
Corantes alimentícios (como partimos a massa em quatro pedaços, usamos quatro cores: azul, amarelo, verde e vermelho (este último ficou mais pink do que vermelho rsrsrs)
Essência de alimentos (usamos a de abacaxi na amarela, de erva doce na verde, tutti-frutti na azul e nenhuma na vermelha)
Misturar a farinha, o sal, o óleo de coco e a água. Sovar até ficar elástica e dividir em quatro partes. 
Primeira parte: pingamos 20 gotas de corante amarelo e 10 gotas de essência de abacaxi
Segunda parte: pingamos 26 gotas de corante verde e 10 gotas essência de erva doce
Terceira parte: pingamos 30 gotas de corante azul e 10 gotas de essência de tutti-frutti
Quarta parte: pingamos 30 gotas de corante vermelho.

Massinha de modelar sem glúten:
1 xícara de farinha de arroz (foi equivalente ao saquinho de 200 gramas)
1 xícara de amido de milho
1/2 xícara de sal marinho
3 colheres de chá de óleo de coco (uma para cada parte da receita)
1 xícara de água (vai acrescentado mais um pouco conforme necessidade)
1 beterraba pequena
1 cenoura média
1/3 do maço de espinafre (use o quanto achar necessário)
Descascar a cenoura e a beterraba, cortá-las em pedaços pequenos separadamente e colocar em panelas diferentes. Após colocar as folhas do espinafre em outra panela. Dividimos a xícara de água em três partes e colocamos nas panelas com os legumes. Cozinhamos por uns 5 minutos em fogo baixo. Colocamos mais um pouco de água nas três misturas conforme evaporava. Após desligar o fogo. Bater no mixer ou liquidificador a cenoura e a água, após também bater o espinafre com a água.  Reservar. 
Misturar a farinha de arroz e o amido de milho, após dividir em três partes:
Primeira parte: misturar óleo de coco e colocar a água de cenoura com a ajuda de uma peneira, sovar aos poucos até a massinha ficar um pouco elástica e mais fácil de manusear. 
Segunda parte: misturar o óleo de coco e colocar a água de espinafre com a ajuda de uma peneira, sovar aos poucos até a massinha ficar um pouco elástica e mais fácil de manusear. 
Terceira parte: misturar o óleo de coco e colocar a água de beterraba, sovar aos poucos até a massinha ficar um pouco elástica e mais fácil de manusear. 

Prontinho!

Independente da massinha que escolheu fazer para sua ou suas crianças, o que importa é a diversão e a interação que essa brincadeira vai proporcionar. Sem contar os estímulos visuais, táteis, olfativos,  além da coordenação motora. Enfim, um monte de atividades que somente trazem benefícios e alegrias para você e sua criança. No meu caso, o Felipe teve até o estímulo do paladar, porque ele cismou de comer a massinha sem glúten, o que por sinal é uma reação super esperada pra crianças dessa idade (no vídeo eles estão com 1 ano e 10 meses). Já o Gustavo sempre teve um problema de sujar as mãozinhas e conforme ele foi sujando, ficava tentando limpar (reação muito comum também em crianças típicas). 

Diferenças que percebemos entre as duas massinhas:
Por conta do glúten, a primeira massinha é mais elástica e fácil de manusear. A massinha sem glúten necessita de um tempo a mais de dedicação, pois será necessário sovar a massa com mais vigor e quando guardada por um tempo, deve ser novamente sovada com a mão molhada com um pouco de água antes de usá-la (no final do vídeo mostro como a massa sem glúten ficou após duas horas de preparação). O que mais importa, é que ambas proporcionam o mesmo tipo de diversão e interação. 
Espero que todos os dias encontrem maneiras de se divertir com suas crianças, pois são esses os momentos que levamos pra vida toda. Nada mais gratificante do que lembrar num dia qualquer o quanto fomos felizes e de formas tão simples. Ótimo dia a todos!


Autoria texto: Ana Paula Miranda

2 comentários: