terça-feira, 8 de agosto de 2017

Importância de conhecer as habilidades das crianças antes de criar atividades

Olá a todos!

Quando vemos determinadas atividades, ficamos muito animados querendo reproduzi-las em casa e enquanto estamos montando todo o processo, ficamos imaginando o quanto nossas crianças irão se divertir, porém algumas vezes, quando apresentamos essas atividades aos nossos filhos, o que acontece pode ser muito diferente do que foi sonhado, pois eles por diversos motivos não se interessam pelo que foi proposto.
Pensando nisso, achamos interessante discutir esse assunto aqui, pois afinal, quais são os motivos que levam as crianças a não brincarem com algumas atividades:
- ela pode não estar preparada para o nível da atividade, ou seja, quero que ela encaixe determinado objeto, porém minha criança ainda não desenvolveu a habilidade de pegar com firmeza os objetos, então o que podemos dizer em pegar e encaixar?
- a criança pode não saber classificar e parear os materiais propostos, então como esperar que ela separe por cores ou formas?
- e por último, mas não menos importante, a criança simplesmente não gosta daquela determinada atividade, pode ser por uma questão sensorial, ou seja, ela não consegue tocar naquela textura, ou ouvir determinado barulho, ou simplesmente a atividade não chama sua atenção.
Percebe-se que motivos não faltam quando pensamos no porquê de uma atividade não ter dado certo com a gente como deu naquele determinado vídeo que vimos, outro ponto a ser levado em consideração é o fato de sermos seres únicos e por isso não gostamos das mesmas coisas, assim como não estamos todos no mesmo nível de desenvolvimento.  Aqui em casa isso é muito visível, pois o Felipe e o Gustavo são completamente diferentes em relação à preferencias de brinquedos e atividades, assim como em suas habilidades, isto não é um problema nem para mim e nem para o Marcelo, pois cada um é respeitado de acordo com suas características individuais.
Por fim vale ressaltar que antes de desenvolver qualquer atividade, pare um pouco e observe sua criança, perceba o que ela mais gosta e fazer e quais são as habilidades que ela já desenvolveu, desta forma, somente após aquisição de uma habilidade é que você irá proporcionar algo novo e desafiador, mas sem ser tão desafiador que chegue a desestimular. Afinal com passos pequenos também se chega longe, basta nunca parar no caminho.
Desejamos muitos momentos de felicidade e interação entre vocês e suas crianças. Tenham um dia iluminado!
Nos ajude compartilhando e se inscreva em nosso canal no youtube.


Autora: Ana Paula Miranda

2 comentários:

  1. Muito interessante. Tenho um netinho com 3 anos diagnosticado com TEA. Obrigada por compartilhar suas experiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos poder ajudar. Os meninos adoram fazer as atividades, por isso pensamos em compartilhar, pois aqui em casa faz bastante sucesso e os ajuda muito no desenvolvimento. Tudo de bom e que Deus os abençoe. Bjs

      Excluir